PORTAL GONGOGI – A Agencia Câmara de Noticias publicou em seu site oficial na última sexta-feira (20), o aumento da representatividade indígena nas eleições municipais deste ano. Segundo a reportagem, os prefeitos indígenas passaram de 6 para 8 na comparação com as eleições de 2016. Já os vereadores aumentaram de 168 para 179. Contando com os vice-prefeitos, 197 indígenas saíram vitoriosos nas eleições do último domingo, contra 184 em 2016.
A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), a única representante indígena no Congresso Nacional comemorou o resultado e reivindicou maior maior investimento do fundo partidário e eleitoral e melhor distribuição de urnas eletrônicas em comunidades indígenas.
Segundo a parlamentar a candidatura desse grupo étnico ainda sofre preconceito e ainda tem enfrentar o desafio da falta de acesso dos povos indígenas aos meios de comunicações, como internet e televisão, dificultando o combate a notícias falsas;
A deputada ressalta ainda que a representação indígena é necessária em todas as instâncias, no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, para atender as demandas por políticas públicas diferenciadas e garantir o acesso a direitos sociais, incluindo educação, saúde e proteção ao meio ambiente.
Na análise da parlamentar, o aumento de prefeitos e vereadores indígenas se explica pelo crescimento do número de candidaturas indígenas, que subiu de 1.745, nas eleições de 2016, para 2.216, neste ano.
A tendência foi observada em todos os cargos. Os candidatos a prefeito passaram de 30 para 40; vice-prefeitos, de 62 para 76; e vereadores, de 1.623 para 2.100.