A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) anunciou, nesta quinta-feira (04/12/2024), que investirá R$ 5 bilhões no Brasil até 2027. O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após uma reunião entre o governo e os representantes da associação. De acordo com os planos apresentados, os investimentos serão direcionados à construção e ampliação de fábricas, à inovação de produtos e processos produtivos, além de outros investimentos estratégicos para o setor.
O setor eletroeletrônico brasileiro já investiu outros R$ 5 bilhões em 2023 e 2024, consolidando o segmento como um dos pilares da economia nacional. De acordo com a Eletros, o setor deve apresentar um crescimento de 25% nos resultados de 2024, o que representa o melhor desempenho dos últimos dez anos. Esse crescimento está diretamente relacionado ao aumento da produção de bens duráveis, como eletrodomésticos, e à melhoria da qualidade de vida da população, com mais acesso a produtos mais eficientes energeticamente.
Em termos de produção, a indústria de eletroeletrônicos teve um desempenho expressivo em 2024. Entre janeiro e setembro, a produção cresceu 29% em relação ao mesmo período de 2023. Durante esse período, foram comercializadas 83,8 milhões de unidades de produtos eletroeletrônicos, um aumento significativo em comparação aos 65 milhões registrados no ano passado. A linha branca, que inclui produtos como fogões, geladeiras e lavadoras de roupa, tem uma participação dominante no mercado brasileiro, com as empresas associadas à Eletros respondendo por 97% das vendas.
A Eletros prevê que os investimentos impulsionem ainda mais a produção e o consumo de produtos como televisores, geladeiras e ar-condicionados, destacando o Brasil como o segundo maior polo produtor de ares-condicionados do mundo. O crescimento da economia brasileira, com a melhoria da renda e do emprego, tem sido um fator chave para esse impulso, segundo Geraldo Alckmin, que reforçou a importância dos bens de consumo duráveis para o crescimento do PIB nacional.
Além disso, o governo e a Eletros têm trabalhado em conjunto para promover a ampliação do setor eletroeletrônico e fortalecer a indústria nacional, com foco na inovação tecnológica e no aumento da competitividade. A expansão das indústrias e o investimento em novas fábricas são vistos como um meio de fomentar o desenvolvimento econômico, aumentar a oferta de empregos e gerar mais qualidade no setor produtivo.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.