Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Brasil

Inema prevê chuvas e céu nublado na Bahia

Inema prevê chuvas e céu nublado na Bahia
O tempo chuvoso e céu nublado devem predominar na Bahia até a próxima sexta-feira (17), segundo o Inema.

A previsão do tempo para a Bahia até a próxima sexta-feira (17/01/2025) aponta para a continuidade das chuvas em várias regiões do estado. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que a atuação das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno típico do verão, continuará influenciando a condição de tempo instável, com céu nublado e chuvas de intensidade variável. As ZCAS formam um corredor de umidade entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, sendo a principal responsável pelas chuvas nesta época do ano. Embora as chuvas sejam mais fracas em grande parte do estado, volumes mais significativos devem ser registrados na região centro-oeste.

Na última semana, os maiores acumulados de precipitação ocorreram em diversas cidades baianas. Municípios como Rafael Jambeiro, com 475 mm, e Itororó, com 259 mm, registraram os maiores volumes de chuva, seguidos de Firmino Alves, Ribeira do Pombal e Nilo Peça. Os dados foram coletados entre os dias 10 e 13 de janeiro, com destaque para as chuvas intensas em alguns pontos do interior do estado.

Para a segunda-feira (13), o Inema prevê chuvas fracas e céu nublado nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Oeste e nos municípios limítrofes com Minas Gerais. Nas demais áreas do estado, a nebulosidade deve variar, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. No extremo Nordeste da Bahia, a previsão é de céu parcialmente nublado com pouca chance de chuva.

Entre terça-feira (14) e sexta-feira (17), o tempo instável deve persistir, com chuvas de intensidade fraca a moderada em grande parte da Bahia. A maior quantidade de precipitação é esperada para a região centro-oeste, onde os volumes de chuva devem ser mais expressivos.

A meteorologista do Inema, Julyane Souza, explicou que o período de chuvas na Bahia, entre novembro de 2024 e março de 2025, corresponde ao primeiro período chuvoso da faixa oeste e centro-sul do estado. Ela destacou que a chegada das frentes frias, associada à atuação das ZCAS, são os principais responsáveis pela ocorrência das precipitações. A interação dessas massas de ar, vindas de diferentes regiões do país, gera uma grande concentração de nuvens, resultando em um intenso transporte de umidade e nebulosidade.

O Inema orienta a população a adotar precauções diante da instabilidade do tempo, como evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em casos de alagamentos e deslizamentos, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte: jornalgrandebahia.com.br

Publicado em: 2025-01-14 22:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.