Crianças exploraram as ruínas históricas e participaram de oficinas criativas durante o Festinfantil
O Instituto Dagaz levou 35 crianças e adolescentes para participar do Festinfantil, um evento cultural realizado no sábado, dia 26, no Parque Arqueológico São João Marcos, localizado em Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. O passeio faz parte do projeto Visita Cultural, que leva crianças e adolescentes atendidos pelo Condomínio Cultural Dagaz a explorar locais históricos e culturais.
Durante o evento, as crianças não apenas visitaram as ruínas da antiga cidade, mas também participaram de uma série de oficinas criativas. Além disso, tiveram a oportunidade de apreciar exposições artísticas que enriqueceram ainda mais sua experiência.
A gestora do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes destacou a importância do projeto Visita Cultural, que já levou os jovens a diversos locais culturais como o Cristo Redentor, o Theatro Municipal, o Museu Social e os Quilombos do Rio de Janeiro, além da tradicional Feira de São Cristóvão.
“O projeto Visita Cultural, proporciona aos nossos alunos a oportunidade de explorar e vivenciar a rica diversidade cultural do nosso país. Essas experiências não apenas ampliam seus horizontes, mas também fortalecem a autoestima e o senso de pertencimento. Acreditamos que a cultura é uma ferramenta de transformação e inclusão social.”, destacou Marinez.
No Festinfantil, as crianças desfrutaram de diversas atividades culturais oferecidas pelo parque. Entre as atrações, destacaram-se o teatro lambe-lambe com a atriz e arte-educadora Thays Santos, visitas às exposições “Cenas da Memória II” e “Mostra Pedagógica do Parque Escola”, além de uma visita guiada às ruínas e ao Centro de Memória com os guias Wagner Zacharias e Ivan Portugal.
Nas oficinas gratuitas os participantes aprenderam a criar cadernos artesanais sob a orientação do coordenador pedagógico Rodrigo Pajeú e exploraram técnicas de estêncil com a artista-residente Mariane Alves. Na Cinegaleria, a vivência artística foi conduzida pelos atores Danilo Nardelli e Bianco Marques, do Coletivo Sala Preta, que proporcionaram jogos teatrais e rítmicos para estimular a criatividade dos jovens.
O evento culminou em um sarau onde as crianças puderam “libertar poemas” de uma gaiola e recitar versos.
Sobre o Instituto Dagaz
O Instituto Dagaz é uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social. Com mais de 20 anos de atuação na área cultural, educacional e esportiva, seus projetos são fundamentais para transformar a vida de pessoas que não têm acesso aos serviços públicos básicos e à garantia dos Direitos Humanos.
Atualmente, o Instituto beneficia mais de 8 mil pessoas, direta e indiretamente, por meio de cursos e atividades sistemáticas que promovem inclusão e cidadania.
Instituto Dagaz – Condomínio Cultural, Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, Santo Agostinho, Volta Redonda. Telefone: (24) 30130519.