Acompanhe o estado de saúde do presidente Lula
- O presidente foi internado às pressas, no fim da noite da segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
- Na madrugada, Lula passa por cirurgia para drenagem de um hematoma
- O presidente está internado na UTI e “encontra-se bem”, informou o hospital.
- Lula está conversando normalmente e passou pelo procedimento de forma consciente.
- Janja está acompanhando o presidente, mas segundo médicos não há visitas por enquanto.
- A previsão é que Lula volte para Brasília até o início da próxima semana para atuar como chefe de Estado. O prazo não é definitivo, mas a expectativa é que na segunda-feira (16) ele já esteja apto para trabalhar.
(Conteúdo em atualização)
Leia sobre o estado de saúde do presidente Lula com a TVT News
Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma
O presidente Lula foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
Um boletim médico atualizado será divulgado agora de manhã. Outros detalhes serão informados em entrevista coletiva prevista para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista.
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Com informações da Agência Brasil e portais de notícias
Lula completou 79 anos em outubro
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, completou 79 anos em 27 de outubro. Essa foi a 10ª vez que ele celebra a data no posto mais alto da política brasileira. Curiosamente, a data de nascimento do presidente consta em documentos como 6 de outubro, resultado de uma confusão no momento em que a mãe, Dona Lindu, conseguiu registrar os filhos anos depois de seus nascimentos.
Relembre os principais momentos dos 79 anos do Presidente Lula
TVT News relembra, para você, a trajetória do primeiro operário a se tornar presidente do Brasil.
Reportagem de Nahama Nunes
Lula: de operário a líder político
Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Durante sua gestão, o sindicato liderou greves de operários que contribuíram para enfraquecer a ditadura militar. Em 1980, iniciou sua carreira política partidária com a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).
Primeiro mandato de Lula como presidente
Em 27 de outubro de 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela primeira vez presidente da República Federativa do Brasil, aos 57 anos, conquistando quase 53 milhões de votos. Na chapa vitoriosa, o empresário e senador José Alencar, do PL de Minas Gerais, ocupou a vice-presidência.
Na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral, Lula emocionou-se ao afirmar que o diploma de presidente da República era o primeiro que havia recebido na vida.
Terceiro mandato do Presidente Lula: o pacto pela democracia
Em 2022, Lula formou uma ampla rede de apoios, reunindo personalidades e políticos de diversos partidos em torno de sua candidatura à presidência da República. Geraldo Alckmin, seu adversário na eleição de 2006, ingressou na disputa como vice de Lula.
Após uma acirrada campanha eleitoral, Lula tornou-se o primeiro brasileiro a assumir a presidência da República por três vezes, eleito pela vontade soberana do povo. Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras lhe concederam a maior votação da história.
Em 1º de janeiro de 2023, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado por representantes da diversidade do povo brasileiro.
Lula completa 79 anos durante o terceiro mandato da Presidência da República do Brasil com o compromisso de salvar as instituições democráticas.