Alunos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram no dia 28 de março, o Dia do Estudante Combatente, o I Encontro de Estudantes de Licenciatura da instituição. O encontro foi realizado em Santa Inês (MA).
Organizado pelos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia com apoio da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe, este evento mobilizou 220 universitários em prol do fortalecimento da organização estudantil no Estado e da reativação dos Centros Acadêmicos, sob o tema Organizar os estudantes na defesa da educação pública e gratuita.
MA: Manifestantes paralisam rodovia MA-014 exigindo sua revitalização – A Nova Democracia
Os manifestantes afirmaram que a paralisação só teria fim com a chegada do governador Carlos Brandão (PSB) e, ao longo do dia, caminhoneiros se juntaram ao bloqueio, levantando a possibilidade de paralisar também o ferry-boat.
O evento começou com uma exposição das lutas dos estudantes e da ExNEPe pelo representante da Executiva Maranhense dos Estudantes de Pedagogia – ExMAEPe. Depois da fala, os presentes ressaltaram a necessidade de fortalecer seus centros acadêmicos para que os problemas enfrentados não sejam tratados individualmente, mas sim coletivamente.
Atendendo à convocação expressa no tema do evento, os graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia indicaram seus representantes para os respectivos Centros Acadêmicos, sendo todos eleitos por unanimidade.
Ao fim do evento, os alunos de Santa Inês expressaram seu apoio à luta estudantil pelo passe livre em São Luís e Região Metropolitana em um vídeo. Também foi realizada uma homenagem ao estudante combatente Edson Luís, assassinado pelo regime militar.
Publicado em: 2025-04-10 09:22:00 | Autor: Editor Executivo |