Depois do presidente da França, Emmanuel Macron, criticar o desmatamento na Amazônia e a produção de soja no Brasil, o vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira, 13, que o mandatário francês desconhece a produção de soja brasileira.
Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Mourão disse que a produção agrícola da região amazônica é “ínfima” e que Macron apenas “externou interesses protecionistas dos agricultores franceses”. Mourão afirmou, em francês, que Macron não estava bem. “Monsieur Macron? Monsieur Macron n’est pas bien (O Sr. Macron não está bem).
Na terça-feira, 12, em suas redes oficiais, o presidente francês afirmou que “continuar a depender da soja brasileira seria apoiar o desmatamento da Amazônia”. No vídeo publicado em sua conta oficial do Twitter, o presidente francês fala em “não depender mais” da soja brasileira e produzir o grão na Europa. “Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa”, afirmou.
Ele destacou que o Brasil tem menos de 8% da sua área dedicada à agricultura, enquanto a França tem mais de 60%. Apesar disso, avaliou que o país europeu não tem condições de competir com o Brasil na produção de soja. “Nesse aspecto, na questão da produção agrícola damos de 10 a 0 neles (franceses)”, completou.