Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Ministério da Saúde rejeitou doação de testes de coronavírus, diz revista

O Ministério da Saúde rejeitou, em agosto de 2020, a doação de 20.000 kits de testes RT-PCR para detectar a covid-19.

A oferta foi feita pela empresa multinacional LG International, que tem sede na Coreia do Sul. A informação foi publicada nesta 6ª feira (8.jan.2020) pela revista Época.

A proposta foi apresentada ao governo federal pelo embaixador Rua Carlos Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Itamaraty.

Em junho, o diplomata enviou telegrama “urgentíssimo” ao Ministério da Saúde para apresentar a possibilidade de doação.

Na mensagem, Pereira afirmou que a LG ofereceu, de forma gratuita, 20.000 kits de testes produzidos pela empresa farmacêutica sul-coreana BioSewoon.

Segundo ele, a empresa colocou duas condições para a doação. A 1ª era apoio no “desembaraço aduaneiro” no envio das mercadorias. A 2ª era a agilidade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na aprovação dos kits.

O telegrama só teve resposta mais de 2 meses depois, em 25 de agosto. A doação foi declinada pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Correia de Medeiros, disse que a recusa da doação foi motivada pela impossibilidade de alterar os trâmites legais para importação do material.

“Não se pode condicionar a doação a um possível registro na Anvisa e que a empresa deve seguir os trâmites legais e normativos para o registro de produtos de saúde para comercialização no país”, afirmou Medeiros, à revista Época.

Mesmo com a previsão legal de acionar a Anvisa para requisitar o aval aos exames, os documentos apontam que o Ministério não entrou em contato com a agência.

No intervalo entre a oferta da LG e a resposta do Ministério da Saúde, as mortes pela doença no Brasil foram de 45.000 para 116.000. Atualmente, já são mais de 200.000 mortos.

Continuar lendo

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.