A Mostra de Artes Via Sertão foi realizada em Senhor do Bonfim, na Bahia, com uma programação diversificada que movimentou espaços culturais da cidade entre os dias 4 e 9 de dezembro de 2024. O evento contou com espetáculos, oficinas e performances gratuitas, proporcionando acesso à cultura para diferentes públicos e destacando locais simbólicos da região.
A coordenadora artística Natália Agla destacou a relevância da iniciativa para a valorização do corredor cultural da cidade, cruzado pelos antigos trilhos de trem.
“Criamos uma mostra de artes para movimentar esse corredor cultural que temos aqui na região, cruzado pelos trilhos de trem que levaram durante muitos anos o povo e agora ocupamos com arte. Tivemos ações para públicos diversos e em locais simbólicos da cidade.”
As atividades tiveram início na quarta-feira (4) com uma oficina de desenho ministrada pelo artista Edi Damasceno na Escola Municipal Cândido Felix. Na sexta-feira (6), a programação incluiu ações na comunidade quilombola do Tijuaçu, com a realização de uma oficina de teatro para crianças, coordenada por Thom Galiano, o espetáculo teatral “Meninas Valentes” e a dança “Eu Cá Com Meus Botões”.
No sábado (7), a Estação Ferroviária da cidade foi palco de atividades abertas a toda a comunidade, incluindo um show do Grupo Semi-áridas, uma performance do bailarino Zezinho Lécter e uma exposição de artes visuais assinada por Edi Damasceno.
Esta foi a segunda edição da mostra, organizada pela Pipa Produções. O projeto foi contemplado pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Lei Paulo Gustavo. A Lei, instituída em 2022, tem como objetivo promover ações emergenciais de apoio ao setor cultural no Brasil.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.