Uma idosa de 70 anos com transtornos psicológicos foi resgatada por policiais civis perambulando às margens da BR-367, em Eunápolis, no início da madrugada desta quinta-feira (14/01).
Noêmia Maria de Jesus havia desembarcado horas antes no terminal rodoviário. Ela foi embarcada pela filha em um ônibus em Itabuna, no sul do estado, para seguir viagem sozinha com destino a Macaé, no Rio de Janeiro, onde mora outro filho. No entanto, devido aos transtornos psicológicos, ela desceu em Eunápolis.
A empresa de transporte interestadual registrou ocorrência na delegacia de que uma passageira havia esquecido uma mala dentro do ônibus. Pouco tempo depois, a polícia recebeu informações de que uma idosa estava perambulando às margens da rodovia.
Os policiais fizeram buscas e encontraram Noêmia nas proximidades do bairro Pequi. “Ela estava desorientada”, disse um investigador.
Com autorização da Polícia Civil, a idosa pernoitou na delegacia e, na manhã desta quinta-feira, os investigadores conseguiram contato com os familiares, que moram com ela em Ibicaraí, a cerca de 40 quilômetros de Itabuna. Um táxi foi contratado para levar Noêmia para casa.
“Caso não tivéssemos encontrado a idosa, o fim dessa história poderia ter sido trágico. Mas graças a Deus, a história teve um final feliz e a idosa conseguiu voltar para casa a sã e salva”, concluiu o investigador.
O delegado plantonista instaurou um inquérito de abandono de incapaz com base no estatuto do idoso. O procedimento policial foi encaminhado para a polícia de Ibicaraí investigar se houve crime por parte da filha da idosa.