A exposição Vozes da Várzea em cartaz no Museu do Futebol, promove o protagonismo do futebol paulista e retrata a dedicação das comunidades e o impacto da prática nos territórios. Localizado no histórico Estádio do Pacaembu, o museu apresenta a mostra até 27 de abril.
Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo é retratada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos. Mais do que um esporte ou uma brincadeira, o futebol de várzea movimenta o território no qual está inserido. Incide nas economias locais, conecta-se à cultura, por meio de campeonatos, festas populares, escolas e rodas de samba, assim como desperta o espírito de pertencimento na população. Torcidas não faltam, pois falar de futebol em São Paulo é, antes de tudo, falar da várzea.
Para abordar esse panorama, Vozes da Várzea é dividida em sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; Culturas em Campo. De curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a exposição aborda diversos aspectos, como uma viagem no tempo por São Paulo, pela história e resistência desse futebol que mantém viva a magia comunitária.
Além dos painéis de fotos e textos, diversos objetos estão expostos na mostra. Entre eles, apitos, camisas de times, medalhas, taças de competições conhecidas como a Super Copa Pioneer e até uma autêntica churrasqueira, dessas que ficam à beira do campo. Uma instalação reúne dezenas de camisas de várzea de acervos dos curadores e de personalidades da várzea.
O Museu do Futebol tem mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo, incluindo times, pessoas, acervos e eventos. Material que permite compreender as transformações pelas quais a prática amadora passou ao longo dos anos. No passado, o Desafio do Galo, uma das mais famosas competições, chegou a ser televisionado. Na atualidade, a Taça das Favelas ocupa este espaço. Os famosos terrões estão dando lugar aos gramados sintéticos, mas a dedicação e o envolvimento das comunidades em torno do futebol de várzea persistem ao tempo.
A Vozes da Várzea conta, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com o patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede e Mercado Livre; e com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil.
Serviço
Exposição Vozes da Várzea
Data: até 27 de abril de 2025
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h)
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Saiba mais no site do Museu do Futebol
Com assessoria de imprensa
Leia mais notícias
Publicado em: 2025-02-01 08:00:00 | Autor: Raquel Novaes |