Programa Pertencimento visa fortalecer os laços entre o Museu e os territórios do Vale
O Programa Pertencimento consiste em um conjunto de ações que precedem a inauguração do Museu Vassouras, um novo equipamento cultural situado no território do Vale do Café. O programa visa fortalecer os laços entre o Museu e os territórios do Vale por meio da interlocução entre arte, cultura e educação. O conjunto de ações formativas e de engajamento é idealizado em parceria com o JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia.
Realizadas em fevereiro, as Formações em Produção Cultural, Mediação Cultural e um Laboratório sobre memória e território são as primeiras atividades do Programa Pertencimento. Com vagas limitadas, os cursos são gratuitos e voltados ao público da região com atuação e interesse no setor cultural. Cada curso é composto por duas turmas, uma no período da tarde e outra no período noturno. A carga horária total é de seis horas.
A Formação em Produção Cultural acontece entre os dias 17 e 19 de fevereiro, com facilitação de Stella Paiva, especialista em Produção de Exposição de Artes Visuais, que atua como gerente de produção do Museu de Arte do Rio há doze anos. Os temas abordados incluem o planejamento de exposições e de eventos, a gestão de recursos e a coordenação de equipes. A Formação também inclui um encontro com Geisa Lino, gestora e ativadora cultural que atua como diretora e gerente de produção da Mostra Maré de Música, do Festival WOW – Women of the World Festival. O encontro expõe como o fortalecimento de redes pode ser um motor de transformação social para projetos culturais e comunitários.
A Formação em Mediação Cultural acontece ao longo dos dias 20 e 21 de fevereiro, com facilitação de Valquíria Prates, curadora associada do IA – Instituto de Arte
Contemporânea de Ouro Preto e colaboradora do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Valquíria aborda temas como patrimônio cultural e interação com o público durante exposições, mostrando como a mediação cultural pode ser uma estratégia de escuta ativa e de diálogo.
Conta, ainda, com uma conversa com a educadora, pesquisadora e diretora de Educação do Instituto Inhotim, Gleyce Kelly Heitor. O encontro fomenta ideias e conversas acerca da relação do museu com seu território e comunidades, trazendo noções de pedagogia crítica e museologia social na consolidação de um museu que estabeleça vínculos e que seja relevante para a comunidade.
Com o objetivo de promover o contato e a troca de saberes entre os alunos dos dois cursos, no dia 21 de fevereiro acontece o Laboratório Memória e Território. O encontro será conduzido pela artista e diretora fundadora da Silo, Cinthia Mendonça. O Laboratório possibilita a criação de metodologias de trabalho coletivo e incentiva novas ideias e práticas para o território do Vale do Café.
O Programa Pertencimento tem como desejo acessibilizar o conhecimento e contribuir para o fortalecimento de um rede de troca de experiências entre profissionais do território, além de mapear agentes locais.
Sobre o Museu Vassouras
O Museu Vassouras é um espaço cultural integrado e centrado no compromisso social por meio da arte e cultura. Concebido como uma instituição multidisciplinar que amplia o diálogo entre os territórios do Vale do Café e produções artísticas contemporâneas. A abertura ao público está prevista para 2025.
Fonte: www.folhadointerior.com.br
Publicado em: 2025-01-30 12:42:00 | Autor: admin |