Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

No Dia Mundial do Aleitamento Materno, Hospital Dom Malan em Petrolina faz homenagem às mães doadoras – Bahia sem Fronteiras

No Dia Mundial do Aleitamento Materno, Hospital Dom Malan em Petrolina faz homenagem às mães doadoras – Bahia sem Fronteiras

Nesta segunda-feira (19), Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Banco do Leite Humano do Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, reuniu mães doadoras e mães receptoras no evento de abertura da Semana Mundial de Doação. A data é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano.

Com o tema nacional ‘ Doação de Leite humano: Um gesto humanitário que alimenta a esperança’. “Estudos apontam que o leite materno salva vidas. Nas unidades neonatais onde os bebês são alimentados com leite materno exclusivamente, se comprovou que há diminuição no tempo de internação desses prematuros, ” explica a coordenadora do Biama do HDM Ismep, Dra. Flávia Guimarães. 

Érica Samila Santos, de 34 anos, é doadora do Biama há mais de 2 anos. “Eu tinha muito leite, o peito pedrava e o Biama me socorria. Foi aqui que aprendi a importância do banco do leite e me sinto muito orgulhosa porque sei que meu leite ajuda a salvar vidas, ” contou.

A enfermeira Ana Valéria Amorim, de 24 anos, já conhecia o Biama e sabe bem a importância da doação. “Como eu tenho bastante leite, conheço bem o Biama, eu estou doando e aconselho outras mães a fazerem também, porque não custa nada, o Biama pega o leite em casa e a gente ajuda muitos bebês que precisam, ” destacou Ana Valéria. 

Esse ano, o Biama do Hospital Dom Malan focou a campanha de incentivo à doação para as mães atendidas na unidade de saúde. Patrícia Feliciano, de 28 anos, está com a filha de um mês internada no hospital, onde conheceu o Biama. “Eu vim ao banco tirar leite para minha filha e sei que tem outras mães que não podem amamentar como eu posso, então eu estou doando para apoiar essas mães e ajudar os bebês, ” frisou. 

*Estoque do Biama*

O Biama está com estoque limitado com 8,5 litros de leite que são distribuídos para mais de cinquenta bebês prematuros. O ideal seria 60 litros de leite humano por mês. O leite humano doado é pasteurizado e alimenta os bebês prematuros na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru. O Hospital Dom Malan em Petrolina, é o único em todo o Vale do São Francisco com um banco de leite humano, o BIAMA, que esse ano completa 30 anos de implantação. 

*Como ser doadora*

O Biama tem doadoras internas, que são as mães que estão na unidade acompanhando os seus bebês, e as doadoras externas. Para ser uma doadora é preciso preencher critérios de saúde e estar com exames de sangue em dia (com coleta realizada no próprio banco de leite).

As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002, ou ir até o banco que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. As doações são recolhidas na casa da mãe doadora duas vezes por semana.

Fonte: www.bahiasemfronteiras.com.br

Publicado em: 2025-05-19 14:46:00 | Autor: Redação BSF |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.