A primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está prevista para o próximo domingo (17) –em meio ao agravamento da Covid-19 no país, que voltou a ter a média móvel de mortes pela doença próxima de mil. Entidades estudantis pressionam pelo adiamento da prova, enquanto o MEC (Ministério da Educação) se recusa a ceder novamente.
Originalmente prevista para novembro de 2020, a data foi postergada em maio passado, sob resistência do governo federal. Desde então, dois titulares do MEC caíram. O atual ministro, Milton Ribeiro, disse em entrevista à CNN Brasil que o novo adiamento era pedido por uma minoria barulhenta.
A pasta afirma ter adotado medidas de segurança para evitar a contaminação dos participantes, o que vem sendo contestado por especialistas. Na quarta-feira (13), a Prefeitura de Manaus decidiu que não vai liberar escolas municipais para a aplicação do exame.
O Café da Manhã desta quinta-feira (14) conversa com a repórter de educação da Folha Isabela Palhares sobre a situação do Enem e dos estudantes que dependem dele para entrar nas universidades.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Bianka Vieira, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.