Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Politica

O primeiro papa latino-americano foi o 1° em muitas coisas

O primeiro papa latino-americano foi o 1° em muitas coisas

Além de ser o primeiro papa latino-americano, Francisco foi inovador em muitas áreas.

Morreu em 21 de abril, o Papa Francisco, o primeiro papa latino-americano. E não só isso, foi o primeiro papa Francisco, o santo dos pobres, o primeiro não-europeu, o primeiro do Sul global, o primeiro jesuíta. Com o pontificado de 12 anos, o Papa Francisco foi primeiro em muitas coisas. Veja em TVT News.

O primeiro papa latino-americano

Quando o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido Papa em 13/03/2013, os jornais do mundo todo comemoravam não só a escolha do novo Papa, chefe da religião com o maior número de fiéis pelo mundo, mas também as novidades, os ineditismos da eleição na Igreja Católica, uma das instituições mais conservadoras da humanidade.

Francisco foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro papa jesuíta, o primeiro papa argentino, portanto, o primeiro papa sul-americano, o primeiro papa da América Latina e o primeiro papa do Sul Global.

A eleição no conclave foi vista como um sinal da Igreja Católica de tentar se aproximar do público que havia perdido, principalmente aqui nas Américas, para as religiões neopentecostais.

O primeiro papa Francisco, o santo dos pobres

A escolha do nome Francisco foi sugestão do seu amigo brasileiro, o Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e que faleceu em 2022.

Hummes tem forte história com o sindicalismo do ABC. Quando era bispo de Santo André, ele se aproximou e tornou amigo do metalúrgico e futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e também era próximo da Teologia da Libertação, corrente de pensamento teológico que defendia a união entre fé e ação social e política.

A eleição do Papa Francisco despertou a atenção do mundo. Imagem: Reprodução Jornal o Globo

Em entrevista ao jornal italiano “La Stampa”, Dom Cláudio Hummes conta como foi a sugestão do nome Francisco: “Os votos convergiam para ele [Bergoglio]. Ele estava muito introspectivo, silencioso. Quando as coisas começaram a ficar um pouco mais perigosas para ele, eu o confortei. Depois, houve o voto definitivo e começou um grande aplauso. Eu logo o abracei e beijei. E lhe disse aquela frase, ‘Não se esqueça dos pobres’. Eu não tinha preparado nada, mas naquele momento me veio do coração, com força, dizer-lhe isso.”

A escolha do nome Francisco levou alguns veículos de comunicação a sugerir que o novo Papa também seria o primeiro papa da teologia da libertação. Mas não, o Papa Francisco tem sua origem nos jesuítas, de controversa, para dizer o mínimo, atuação na América Latina.

Francisco de Assis: o Santo da Pobreza e da Natureza

Francisco de Assis (1182–1226) foi um frade católico italiano, fundador da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), conhecido por sua vida de simplicidade, amor aos pobres e devoção à natureza. Sua influência transcende o cristianismo, sendo reconhecido como um símbolo de paz, humildade e ecologia.

Principais aspectos da vida de São Francisco

✔ Nobreza abandonada: filho de um comerciante rico, renunciou à riqueza para viver em pobreza voluntária.
✔ Fundação dos Franciscanos: criou uma ordem religiosa baseada na caridade, humildade e serviço aos necessitados.
✔ Amor aos animais e à natureza: considerado padroeiro dos animais e do meio ambiente (celebração em 4 de outubro, Dia de São Francisco).

Papa Francisco também foi o primeiro em outras áreas

Durante o pontificado, o Papa Francisco foi ganhando simpatizantes até entre outras religiões e entre os que não professam religião, justamente pelas ações, frases e pensamentos. Ações e pensamentos não só em acordo com o ensinamentos de Jesus no Novo Testamento, mas principalmente em acordo com o que se esperava de um primeiro papa Francisco e um primeiro papa da América Latina.

o-primeiro-papa-latino-americano-foi-o-1-em-muitas-coisas-a-eleicao-do-papa-francisco-despertou-a-atencao-do-mundo-imagem-reproducao-jornal-o-globo-tvt-news
Papa Francisco foi o primeiro Papa do Sul Global. Imagem: Reprodução Jornal Diário do Comércio

Primeiro papa a discursar no congresso dos EUA

Em setembro de 2015, Francisco foi o primeiro papa a falar perante os congressistas dos Estados Unidos. No discurso, o Papa abordou diversos temas. Pediu a abolição da pena de morte e o fim do tráfico de armas. Além disso, falou de imigração e exaltou o papel da família como valor essencial.

Primeiro papa a viajar para a Península Arábica

O primeiro papa a viajar para a Península Arábica foi o Papa Francisco, que visitou os Emirados Árabes Unidos em 2019. Esta visita foi histórica, marcando a primeira vez que um papa viajava para esta região, que é o berço do Islã.

Primeiro papa a viajar para o Iraque

O primeiro Papa a viajar para o Iraque foi o Papa Francisco, em 2021. Essa visita foi histórica, pois foi a primeira vez que um Papa visitou o Iraque. O Papa Francisco viajou para o Iraque para promover uma mensagem de paz, unidade e esperança para um país devastado por anos de conflito. A sua visita também foi um momento importante para fortalecer o diálogo inter-religioso, especialmente entre cristãos e muçulmanos.

Leia outras notícias sobre a morte do Papa Francisco com a TVT News

Fonte: tvtnews.com.br

Publicado em: 2025-04-21 20:03:00 | Autor: Alexandre Barbosa |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.