O Vaticano anunciou, nesta segunda-feira, 21, a morte do papa Francisco, aos 88 anos. De acordo com o Vaticano, o pontífice sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC) logo nas primeiras horas da manhã, após despertar, seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível.
No início deste ano, Francisco chegou a ficar 38 dias internado com um quadro de bronquite. Depois de ter alta, o Papa enfrentou dificuldades para realizar seus tradicionais discursos. Em fevereiro, o Vaticano chegou a afirmar que a situação de saúde do Papa era “complexa”, detalhando que Francisco estava com uma infecção polimicrobiana, que chegou uma pneumonia bilateral.
Quando jovem, ele teve parte de um dos seus pulmões retirados. Com isso, o argentino sofreu sua vida quase inteira com uma doença pulmonar crônica, resultando em crises respiratórias. Mesmo com todos os problemas de saúde, do jeito que era possível, Francisco seguiu ativo. Neste domingo, 20, o Papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, para deixar sua mensagem de Páscoa, a última de seu papado.
Foto: Filippo MONTEFORTE | AFP
Publicado em: 2025-04-22 07:20:00 | Autor: |