Sexta-feira da Paixão e Dia de Tiradentes acontecem em sequência e ambos são feriados nacionais
O primeiro feriado prolongado de 2025 vai acontecer em abril com a Páscoa e Tiradentes sendo em sequência. Então prepare-se trabalhador, estudante ou empresário, pode ter uma folga prolongada em breve no seu calendário. Saiba mais na TVT News.
A folga irá acontecer na terceira semana do mês de abril. A sexta-feira (18) é conhecida como a Sexta da Paixão, a data representa o dia em que Jesus foi crucificado pelo Império Romano. Depois vem sábado e domingo de Páscoa — que não são considerados feriados e nem ponto facultativo.
Normalmente, na sequência vem uma segunda-feira de dia útil, porém como a Páscoa está para acontecer mais tarde no calendário gregoriano, o dia após a Páscoa é Dia de Tiradentes. A data é lembrança da história da figura política conhecida como Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, movimento separatista contra o domínio dos colonizadores portugueses.
Sexta da Paixão e Páscoa
Promulgado feriado pela Lei Nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, a Sexta da Paixão é um feriado religioso que marca a morte de Jesus pelo Império Romano. Na respectiva data, os adeptos de crenças cristãs costumam se resguardar, rezar e fazer jejum.
Na data, Jesus teria sido julgado e condenado a crucificação por blasfêmia ao dizer ser “filho de Deus” para os judeus. De acordo com a Bíblia, Jesus teria passado 6h pregado na cruz, nas últimas três o céu teria ficado escuro.
Após 3 dias, Jesus ressuscitou e desceu do céu. O ato foi reconhecido como uma forma de provar-se messias para o restante do mundo, que ainda não tinha visto os seu milagres.
Por isso, essa é uma das datas mais importantes para as religiões de matrizes cristãs, como o catolicismo.
Vale lembrar que a data é móvel, as celebrações de Páscoa e de Sexta da Paixão se divergem em dias entre as diferentes religiões cristãs. Os católicos romano se usam o calendário gregoriano enquanto os católicos ortodoxos usam o calendário juliano, o que causa divergência em quando o dia cai no calendário.
Em 2025, as datas se coincidiram pela primeira vez em muito tempo. O Papa Francisco já demonstrou ter interesse em tornar a Páscoa e por consequência a Sexta da Paixão uma data fixa no ano para que seja comum para todos. Isso também irá impactar o Carnaval.
Tiradentes
Mineiro, Tiradentes como é conhecido Joaquim José da Silva Xavier, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político.
Ele se tornou conhecido nacionalmente por liderar um movimento separatista denominada Inconfidência Mineira. Os atos era uma rebelião contra o domínio português no território brasileiro. Quando os planos foram descobertos pelas autoridades da época, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente em 1792.
Quando a República foi proclamada no Brasil, os republicanos precisavam criar novas memórias históricas que fortalecessem a nova ordem política. Tiradentes se tornou herói nacional, um mártir para ressignificar a identidade brasileira.
A execução de Tiradentes aconteceu no dia 21 de abril, que se tornou feriado nacional e patrono do Brasil. Também foi proclamado patrono das polícias militares e polícias civis de vários estados brasileiros. Seu nome também foi escrito no Livro dos Heróis da Pátria no dia 21 de abril de 1992.
Imagens de Tiradentes foram feitas de forma semelhante as representações de Cristo, como forma de reforçar a potência da figura para a história do país.
Publicado em: 2025-04-01 10:21:00 | Autor: Emilly Gondim |