Dando prosseguimento à reativação da Secretaria de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) criou uma assessoria dentro da secretaria para dialogar com o setor privado.
A Assessoria de Atenção ao Setor Privado está subordinada diretamente ao novo secretário de Governo, Adalclever Lopes, e terá como função “receber, acompanhar e articular demandas do setor produtivo com o objetivo de viabilizar apoio institucional dos órgãos e das entidades municipais aos empreendimentos que contribuam para a geração e manutenção de emprego e renda”, conforme o Diário Oficial do Município.
A Secretaria de Governo estava inativa desde o dia 10 de outubro de 2018 depois que o então vice-prefeito, Paulo Lamac, foi destituído do cargo de secretário por Kalil após um desentendimento entre eles envolvendo as eleições daquele ano.
Desde então, a pasta foi comandada interinamente por Adriana Branco. Na prática, as responsabilidades da Secretaria de Governo foram acumuladas pelo Gabinete do Prefeito, também chefiado por ela, até a nomeação de Adalclever Lopes como secretário da pasta no último dia 1º.
O desentendimento entre Kalil e Lamac acabou sendo resolvido. Apesar de não ocupar mais o cargo de vice-prefeito, ele foi nomeado como consultor técnico especializado na Secretaria de Meio Ambiente.
Segundo Adalclever Lopes, a assessoria para dialogar com o setor privado foi criada para debater medidas que possam ajudar na retomada econômica no pós-pandemia. O prefeito Alexandre Kalil anunciou na quarta-feira (6) que irá fechar o comércio e que a cidade voltará à “estaca zero” a partir da próxima segunda-feira (11).
“É justamente a preocupação do prefeito da gente já começar a trabalhar com a retomada da economia pós-pandemia. Então é para dar atenção, explicar, ser parceiro e ser facilitador do setor privado que gera emprego e renda. A ideia do prefeito é que, através dessa assessoria, a gente possa desburocratizar e melhorar a vida do empreendedor em Belo Horizonte”, disse o secretário de Governo.
Lopes também falou sobre a recém-criada Assessoria de Relações Intermunicipais, que tem como objetivo coordenar ações com as cidades da região metropolitana.
“O grau de conurbação é muito grande. Você já não sabe mais o que é Contagem, o que é Betim, o que é Vespasiano, Belo Horizonte, Pedro Leopoldo. É uma forma de interagir com todas essas cidades que fazem parte da grande região metropolitana. Até no combate (à pandemia) e na retomada da economia. Conversar para que a gente tenha o mesmo rumo, que tenha uma proposta única para a região metropolitana. O prefeito está muito preocupado em dialogar com todos os municípios no entorno de Belo Horizonte”, afirmou o secretário.
Sudecap passa por reformulação interna
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) passou por uma reformulação interna já na primeira semana do segundo mandato de Kalil. Foram 23 exonerações e nomeações em cargos de chefia de departamento e de gerência. Algumas pessoas foram exoneradas e nomeadas para outros cargos na própria Sudecap.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a mudança no organograma é uma questão administrativa com o objetivo de dar mais eficiência à Sudecap.
“A Superintendência de Desenvolvimento da Capital informa que a mudança no organograma é apenas uma questão administrativa, com objetivo de melhorar os fluxos das obras e serviços que coordena. Na nova estrutura organizacional, os projetos e obras de um empreendimento serão desenvolvidos pela mesma diretoria, otimizando processos, facilitando a comunicação e melhorando ainda mais a qualidade das obras que são entregues à população”, diz nota enviada pela assessoria de imprensa.