Durante o período de 01 a 09 de fevereiro de 2025, o enxadrista baiano, Diogo Duarte, mestre titulado da federação internacional de xadrez , representou o estado da Bahia com grande destaque , na cidade de São Paulo disputando no Hotel Golden Tower, no bairro de Pinheiros o II Sampa Chess Open (www.sampachessopen.com) em seis diferentes competições paralelas.
Diogo, que já fora campeão brasileiro de rápidas em 2018 2019, além de campeão do Nordeste em 2023, após 2 anos de quase exclusiva dedicação ao oficio de professor, coordenador, arbitro e organizador em projetos para a implementação do xadrez em cidades do recôncavo baiano, especialmente em Santo Antônio de Jesus, retomou sua carreira de atleta de alto rendimento, com o apoio do Deputado Federal DAL, buscando um feito inédito para o seu estado que é a obtenção do titulo de Grande Mestre.
No torneio principal -Sampa Chess Open Clássico- com dez rodadas, ele teve desempenho notável, chegando muito próximo de ser o grande campeão ao chegar na décima e última rodada, precisando para isso derrotar o excelente jogador, o também mestre da federação internacional (MF) Luigy Siqueira (DF). Porém, o jogo terminou em empate e desta forma, mesmo obtendo apenas 0,5 pontos a menos que o primeiro lugar, a Diretoria do torneio, utilizando critérios de desempate típicos dos campeonatos de xadrez, conferiu a Diogo a quinta colocação dentre os 150 participantes de 6 países e mais de 10 estados brasileiros, fazendo 7,5 dos 10 pontos possíveis.
Ao longo da referida disputa Diogo ganhou partidas dificílimas, contra vários titulados Mestres FIDES e Mestres Nacionais, destacando sua vitória contra o exímio jogador/ Treinador Internacional, (MF) Álvaro Aranha. Esta grande atuação de Diogo trouxe grande expectativa e motivação para que ele possa seguir competindo nesse ano de 2025 em busca da meta de atingir as titulações internacionais visando atingir a mais importante que é a de Grande Mestre Internacional.
Na categoria Sampa Master, para jogadores titulados, Diogo conquistou a terceira colocação, sendo o melhor brasileiro ranqueado. Nessa difícil disputa, onde estavam presentes expoentes do xadrez nacional e até internacional, Diogo enfrentou mestres de Cuba, Peru, Argentina demonstrando um xadrez de alto nível . Contudo o grande destaque desta competição foi a peruana MF Fiorella Contrera que venceu o torneio seguida do forte jogador de Cuba Raul Lavigne Lopez.
Nos demais torneios, embora o ritmo de jogo tenha sido mais rápido, exigindo-se velocidade de raciocínio e bons reflexos, os resultados do mestre da Bahia foram convincentes ao ganhar de notáveis jogadores como o Mestre Internacional Alejandro Martinez, Mestres Fide Mathias Casalaspro (SC) e Alfeu Bueno (SC), obtendo assim a sexta colocação nesta competição.
Com especial destaque, Diogo Duarte(BA) e Lucas Aguiar(DF) venceram o torneio de duplas do Sampa Chess Open, dentre mais de 60 duplas inscritas. Ambos são amigos e campeões brasileiros de rápidas.
https://chess-results.com/tnr1110532.aspx?lan=10
https://chess-results.com/tnr1065307.aspx?lan=10
O post Professor de Xadrez de SAJ brilha disputando campeonatos internacionais em São Paulo apareceu primeiro em Voz da Bahia.
Publicado em: 2025-02-26 13:21:00 | Autor: Redação Voz da Bahia |