Você sabe quais os principais tipos de materiais para construção? Pretende iniciar uma obra ou tem curiosidade sobre construção civil e deseja aprender mais sobre o assunto? Conheça quais são os tipos de materiais para construção e a sua principal finalidade.
O material de construção é uma matéria-prima ou, mais frequentemente, um produto acabado utilizado na construção de edifícios ou obras de engenharia civil.
Os materiais de construção são usados em grandes quantidades, por isso devem ser provenientes de matérias-primas abundantes e baratas. Por esta razão, a maioria dos materiais são feitos de materiais amplamente disponíveis, como areia, argila ou pedra.
Além disso, é conveniente que os processos de fabricação necessários consumam pouca energia e não sejam excessivamente complicados. É por isso que o vidro é consideravelmente mais caro que o tijolo, embora ambos sejam provenientes de matérias-primas tão comuns e abundantes como areia e argila, respectivamente.
Os materiais de construção são muitos e variados, assim como suas características, mas há uma constante entre eles: são duráveis, principalmente os modelos e diferentes tipos de artefatos de concreto, por exemplo, o paver, blocos, etc. Dependendo do uso a que se destinam, também devem atender a outros requisitos, como durabilidade, resistência mecânica, resistência ao fogo ou facilidade de limpeza.
Qual a importância dos diferentes tipos de materiais para construção?
Como regra geral, nenhum material de construção atende simultaneamente a todas as necessidades exigidas, pois a arquitetura, engenharia e outras disciplinas relacionadas à construção, que são responsáveis por combinar materiais para atender adequadamente às demandas de cada obra.
Para usar e combinar adequadamente os tipos de materiais para construção, os projetistas devem conhecer suas propriedades. As características dos tipos de materiais para construção podem variar de fabricante para fabricante, embora devam sempre garantir requisitos mínimos. As fichas de especificações de cada produto, elaboradas pelos fabricantes, devem ser lembradas durante toda a fase de desenvolvimento do projeto.
Entre as diferentes propriedades dos materiais estão as seguintes:
- Densidade: relação entre massa e volume.
- Higroscopicidade: capacidade de absorver água.
- Coeficiente de expansão: variação de tamanho em função da temperatura.
- Condutividade térmica: facilidade com que um material permite a passagem de calor.
- Resistência mecânica: capacidade dos materiais de resistir ao estresse.
- Elasticidade: capacidade de recuperar a forma original quando o esforço desaparece
- Plasticidade: deformação permanente do material sob carga ou tensão.
- Rigidez: a resistência de um material à deformação.
Regulamento de materiais de construção
O objetivo deste regulamento é duplo: por um lado, garante níveis mínimos de qualidade na construção e, por outro, permite que arquitetos e engenheiros conheçam com mais precisão o comportamento e as características dos materiais utilizados.
As normas internacionais mais utilizadas para regular os materiais de construção são as normas ISO.
Quais são os principais tipos de materiais para construção?
Com base na matéria-prima utilizada para sua fabricação, os materiais de construção podem ser classificados em vários grupos, os quais é preciso conhecer para utilizar os tipos adequadas de acordo com o projeto a ser realizado:
Pedra
Derivado de rochas que são obtidas da natureza. A pedra pode ser usada diretamente sem tratamento ou como matéria-prima para criar outros materiais. Dentre os tipos de pedra, e seus derivados, mais utilizados na construção civil, destacam-se: granito, mármore, calcário, ardósia, arenito, brita, cal, gesso, cimento, argamassa, concreto, areia, vidro.
Cerâmica
A argila é quimicamente semelhante à areia: contém, além do dióxido de silício, óxidos de alumínio e água, mas sua granulometria é muito mais fina e, quando molhada, tem consistência plástica.
Esse material, misturado com poeira e outros elementos do próprio solo, forma a lama, um material que é utilizado de diversas formas. Quando a argila é aquecida a altas temperaturas (900 °C ou mais), ela endurece, criando materiais cerâmicos como: tijolo, azulejo, grés, azulejos, etc.
Metálico
Os mais utilizados são o ferro e o alumínio. As primeiras ligas com carbono para formar
aço, que é utilizado em estruturas por si só ou com concreto, formando então concreto armado. Outros metais utilizados na construção são: cobre, zinco e titânio.
Orgânico
Basicamente a madeira e seus derivados são alguns dos tipos de materiais para construção, embora também se utilizem (ou tenham sido utilizados na história da construção) outros elementos orgânicos vegetais, como palha, bambu, cortiça, linho, elementos têxteis ou mesmo peles de animais.
Sintéticos
Principalmente plásticos derivados do petróleo, embora também possam ser sintetizados com frequência. São amplamente utilizados na construção devido à sua inalterabilidade, o que ao mesmo tempo os torna materiais pouco ecológicos devido à dificuldade em reciclá-los.
Também são usados alcatrões e outros polímeros e produtos sintéticos de vários tipos de materiais para construção. Os materiais sintéticos são utilizados numa vasta gama de produtos, tais como: ligantes, selantes, impermeabilizantes, isolantes, ou ainda na forma de tintas, esmaltes, vernizes.
Artefato de concreto
O artefato de concreto, também conhecido como artefato de cimento, é um dos tipos de materiais para construção civil mais utilizados, o qual possui tamanhos e modelos diferentes, além de serem produzidos com argamassa ou concreto com adições de materiais como a pigmentos, fibras, entre outros.
Confiram a seguir quais os tipos de artefato de concreto e para que servem:
Bloco de vedação: O bloco de concreto, como seu próprio nome sugere, é um artefato utilizado na construção de muros e paredes para realizar a vedação.
Bloco estrutural: Um dos tipos de materiais para construção é o bloco estrutural que se trata de um artefato de concreto usado na construção de paredes e muros, o qual possui alta resistência.
Canaleta de concreto: Fabricado em forma de “U”, esse material é usado como bloco estrutural ou de vedação, cinta para amarração de muro, contravergas e vergas de janela e portas.
Blocos chanfrado: Semelhante ao meio-bloco, esse artefato de concreto é um dos tipos de materiais para construção com chanfro de 45°, o qual é indicado para construir paredes que tenham cortes e ângulos que não podem ser feitos com blocos convencionais.
Bloco de amarração: Ideias para fazer os grautes e união de paredes em T ou L, o qual mede entre 34 cm a 54 cm.
Bloco para instalação elétrica e hidráulica: Fabricados para realizar a instalação hidráulica e elétrica, o qual pode acelerar o processo de assentamento, pois evitam a necessidade de realizar cortes que atrasam e dificultam o processo.
Paver de concreto: Esse material é utilizado para decoração de jardim, calçada e piso de casas, o qual possui tamanhos e formatos diferentes.
Meio bloco: Usado para fazer as amarrações na alvenaria, o meio bloco possui formato que dispensa cortes e mais trabalho durante a construção, podendo ser instalado onde o bloco convencional não encaixa.
Mourão curvo: Indicado para uso em áreas industriais, este material é utilizado para melhorar a segurança, o qual é instalado em muros a poucos cm do arame farpado, por exemplo.
Agora que conhece alguns dos tipos de materiais para construção mais importantes, já pode iniciar sua obra com mais confiança!