Entrada na disputa desafia grupo de Lula, que apoia o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva; eleição será em 6 de julho
O deputado Rui Falcão (PT-SP) anuncia nesta 4ª feira (9.abr.2025) que será candidato à presidência do PT na eleição interna do partido, marcada para 6 de julho. Ele dará entrevista a jornalistas às 15h na Câmara dos Deputados.
Falcão angariou o apoio de 19 dos 67 deputados da legenda e de líderes de organizações sociais. De acordo com aliados, a candidatura do petista tem como objetivo ampliar o debate interno sobre os rumos do partido principalmente nas eleições de 2026, mas também nos anos subsequentes.
O deputado disputará o cargo com o ex-prefeito de Araraquara (SP) Edinho Silva, tido como o nome de preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A eleição será em 6 de julho com o voto direto de cerca de 1,3 milhão de filiados.
Embora tenham atuado juntos na campanha presidencial de Lula em 2022, ambos divergem sobre o posicionamento político que o PT deve ter. Edinho defende que é preciso acabar com a polarização com o bolsonarismo e ampliar as alianças políticas do governo. Sua postura é criticada por Falcão. O deputado defende o resgate de bandeiras históricas do PT e afirma que é preciso “rechaçar os apelos à despolarização”, que diz ser uma “palavra da moda”.
“O partido não pode ser reduzido a um braço institucional do governo de frente ampla. […] O combate à extrema-direita somente poderá ser bem-sucedido se formos capazes de lhe fazer uma contraposição frontal, aguerrida e popular. A história nos ensina que fórmulas gelatinosas facilitam a ascensão do fascismo”, disse Falcão em uma carta aberta publicada em 13 de março.
Edinho integra a corrente majoritária do PT, a CNB (Construindo um novo Brasil), da qual Lula também faz parte. Mas não tem o apoio da coordenação do grupo, que tentou emplacar outro nome na disputa, mas não conseguiu. Falcão, por outro lado, integra a corrente Novo Rumo e, tampouco, é consenso no grupo.
Lula nunca se pronunciou publicamente pela candidatura de Edinho Silva, mas desde o início do 2º semestre de 2024, sinalizou a aliados sua preferência. A antecipação foi considerada exagerada por quem defende um maior debate interno e causou incômodo.
Ainda assim, há entre os aliados de Falcão a percepção de que Edinho deve vencer o pleito pelo peso de Lula. Mas defendem a candidatura do deputado como forma de forçar um debate interno maior.
Falcão deve fazer um ato político em São Paulo na 2ª feira (14.abr.2025) para oficializar sua candidatura. A ideia A ideia é reunir os principais apoiadores, como os ex-presidentes da sigla Olívio Dutra e José Genoino. Depois, deve iniciar viagens pelo país para promover debates.
O deputado já comandou o PT em duas ocasiões: de 1993 a 1994 e de 2011 a 2017. Em 1993, conseguiu um feito que pretende repetir agora quando derrotou o grupo de Lula e de José Dirceu.
Além de Edinho e Falcão, outros 2 nomes estão no páreo, mas têm menos chances: Romênio Pereira e Valter Pomar.
Publicado em: 2025-04-09 05:00:00 | Autor: Poder360 · |