O futuro da mobilidade sobre trilhos foi tema central na última terça-feira (28/05), no Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros, promovido pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). E, no seminário, o trem de passageiros ligando Salvador a Feira de Santana foi citado.
A diretora executiva da ANPTrilhos, Ana Patrizia Lira, destacou a vocação histórica do país para o transporte sobre trilhos, lembrando que, em 1960, o Brasil transportava cerca de 90 milhões de passageiros por trens regionais, número que hoje gira em torno de apenas 1,3 milhão por ano, nas duas únicas linhas em operação: a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás (EFC)
Presente ao evento, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, disse que, efetivamente, o transporte de passageiros sobre trilhos é uma prioridade do Ministério dos Transportes e ressaltou que neste momento existem seis primeiros projetos de trens regionais em estruturação: Brasília–Luziânia (GO), Salvador–Feira de Santana (BA), Maringá–Londrina (PR), Pelotas–Rio Grande (RS), Fortaleza–Sobral (CE) e São Luís–Timbiras (MA), todos com aproveitamento de trechos da malha existente.
O portal Bahia Econômica apurou que o projeto do trem Salvador/Feira já está pronto e na mesa do Ministro dos Transportes para que alguma decisão seja tomada.
O secretário alertou, no entanto, que o projeto exige novas fontes de financiamento e que a bilhetagem sozinha não cobre os custos de implantação e operação.
“Estamos trabalhando com uma combinação de estratégias”, afirmou, citando o modelo do Trem Intercidades SP–Campinas como exemplo de PPP com participação pública relevante.
Foto: Reprodução | Diário do Transporte
Publicado em: 2025-06-02 20:22:00 | Autor: |