O Centro de São Paulo vai ganhar mais três unidades do Sesc. O prédio sede da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) será transformado no Sesc 14 Bis. O antigo TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, na Rua Major Diogo, na Bela Vista, também vai virar uma unidade do Sesc. E o antigo prédio do Mappin, na Praça Ramos, será a nova sede do Sesc São Paulo, onde ficará a diretoria e as áreas administrativas.
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que rola no centro
O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, anunciou nesta terça-feira, 23 a instalação de 12 novas unidades no Estado de São Paulo nos próximos dez anos, além de reforma e expansão de outras sete. Na capital, haverá ainda unidades em Sapopemba, São Miguel Paulista (zona leste), Casa Verde e Pirituba (zona norte),
O Sesc 14 Bis é o que ficará pronto em menor prazo, porque o prédio já está em atividade e já tem dois andares ocupados pela instituição, que continuarão no local: o Centro de Memórias do Sesc e o Centro de Pesquisa e Formação. O Teatro Raul Cortez, com capacidade para 513 lugares, também passa a ter a sua programação gerida pelo Sesc.
O edifício João Brícola, em frente ao Theatro Municipal, antiga loja do Mappin, será a nova sede administrativa do Sesc São Paulo, hoje instalada no Belenzinho. A reforma do prédio completo ainda deve demorar, mas o térreo já será aberto ao público nos próximos meses. Danilo Miranda destacou a importância desse ponto para a cidade. “É um endereço icônico de São Paulo, em frente ao Theatro Municipal, uma das esquinas mais movimentadas do mundo em termos de pedestres”, disse. Ainda não existe projeto para a reforma, que ele adiantou que será um desafio, dada a idade e a localização do prédio.
SAIBA QUEM FOI JOÃO BRÍCOLA, QUE DÁ NOME AO PRÉDIO QUE VAI VIRAR UM NOVO SESC
A futura unidade do Sesc TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, viabilizada em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), que cedeu o prédio ao Sesc por 35 anos, com possibilidade de renovação. O TBC marcou a história das artes cênicas nos anos 1950 e 1960, e o prédio foi tombada nos anos 1980.
Também no Centro, continuam as obras da unidade do Parque Dom Pedro II, em frente ao Mercado Municipal, no Brás, e que terá 30 mil metros quadrados, com previsão de abertura somente em 2025.
Danilo Miranda comentou o longo prazo de conclusão de várias unidades, cujas obras se arrastam há vários anos. Disse que as construtoras, de um modo geral, têm atrasado as obras alegando dificuldades com custos e fornecimento de material. Em alguns, a construtora encarregada da obra foi trocada.
Novas unidades do Sesc no Centro
Sesc 14 Bis
Rua Dr. Plinio Barreto, 285, Bela Vista
Ainda sem projeto
Área total construída: 20.404 metros quadrados
Abertura dos primeiros andares: segundo semestre de 2023
Término das obras: 2026
Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n, Brás
Projeto: Una BV Arquitetos
Arquitetos: Fábio Valentin e Fernanda Barbara
Construtora: Jota Ele Construções Civis S.A.
Área total construída: 30.645 metros quadrados
Término das obras: segundo semestre de 2025
Sesc TBC – Teatro Brasileiro de Comédia
Rua Major Diogo, 315, Bela Vista
Projeto: Liba Arquitetura
Arquiteto Alexandre Liba
Construtora: a contratar
Área total construída: 4.428 metros quadrados
Término das obras: primeiro semestre de 2029
Sede Sesc São Paulo – Edifício João Brícola
Praça Ramos de Azevedo, 131, República [centro]
Sem projeto
Área total construída: 15.000 metros quadrados
Término das obras: 2027
Abertura do pavimento térreo: segundo semestre de 2023
Leia também: UM LISTÃO DE FILMES PARA CONHECER SÃO PAULO DE UM JEITO DIFERENTE