Um grupo de técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) desembarca na China na próxima quinta-feira (14/1) para iniciar a investigação sobre a origem da pandemia da Covid-19, informou a Comissão Nacional de Saúde do país nesta segunda-feira (11/1).
Por meio de um comunicado, a agência chinesa garantiu que vai “cooperar” com os cientistas locais no trabalho de investigação, mas não informou por quais cidades os especialistas vão passar.
Na última semana, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, se disse “muito decepcionado” com a China e criticou a postura do país por colocar obstáculos para a entrada dos técnicos no país.
O primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, que se tornou epicentro da doença. No entanto, estudos sugerem que o vírus pode não ter surgido na China.
Um ano depois, a pandemia da Covid-19 contabiliza mais de 90,3 milhões de casos confirmados da doença, com 1,9 milhão de mortes, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. (Com informações da Agência Estado)