Inscreva-se

Seja o primeiro a saber as últimas atualizações

Cultura

Websérie aborda o potencial nutritivo da comida de Candomblé em nova temporada

Websérie aborda o potencial nutritivo da comida de Candomblé em nova temporada

A segunda temporada da websérie “Comida de Terreiro – Alimento por Inteiro” será lançada no sábado (22/03/2025) pelo Oyá Ladê Inan Ponto de Cultura, em Alagoinhas. A produção apresenta diálogos entre a yalorixá Mãe Rosa de Oyá e a nutricionista e historiadora Leila Sousa sobre os benefícios dos ingredientes presentes nos pratos ancestrais do Candomblé.

O evento de lançamento ocorrerá às 20 horas, com exibição gratuita dos quatro episódios no espaço cultural. Os vídeos também serão disponibilizados no Canal Oyá Ladê Inan no YouTube, entre os dias 23 e 26 de março, sempre às 20h. A produção foi contemplada nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e recursos da Lei Paulo Gustavo.

Dirigida e editada por Nando Zâmbia, a websérie registra o encontro entre a yalorixá e a nutricionista em diversos espaços de Alagoinhas. Os episódios retratam a compra de ingredientes na feira, o preparo das receitas na cozinha do terreiro e momentos de confraternização em torno da mesa, evidenciando os laços comunitários e a importância cultural da alimentação tradicional.

Durante os episódios, a yalorixá Mãe Rosa de Oyá ressalta a relevância da preservação dos saberes culinários do Candomblé diante das transformações sociais.

“A nossa comida é rica em energia, história e nutrientes. Não há necessidade de buscar outras culinárias para alimentar o povo de Axé”, afirma.

A nutricionista Leila Sousa complementa destacando que a alimentação praticada nos terreiros é baseada em grãos, raízes, cereais, carnes e vegetais, adquiridos diretamente nas feiras, sem processamento industrial. Ela também evidencia o valor nutricional do coco e do azeite de dendê, ambos ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes, com a ressalva para o consumo moderado devido ao alto valor calórico.

O projeto reforça a importância da alimentação tradicional como forma de resistência cultural e nutricional, ao promover a valorização dos alimentos naturais e o combate ao consumo de produtos ultraprocessados. A websérie também contribui para a preservação da memória e das práticas alimentares afro-brasileiras.

O Oyá Ladê Inan Ponto de Cultura é reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) como espaço de referência para ações de resgate, preservação e visibilidade da cultura afro-brasileira. Desde 2008, o local realiza atividades artísticas e culturais voltadas à valorização das tradições negras, no território Litoral Norte e Agreste Baiano.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Fonte: jornalgrandebahia.com.br

Publicado em: 2025-03-21 04:00:00 | Autor: Redação do Jornal Grande Bahia |

portalgongogi

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por email.

    Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do portal gongogi.

    Portal Gongogi © 2024. Todos os direitos reservados.